Êxodo 1:1-22

1ESTES pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:

2Rúben, Simeão, Levi, e Judá;

3Issacar, Zebulom, e Benjamim;

4Dã e Naftali, Gade e Aser.

5Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.

6Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.

7E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.

8E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;

9O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.

10Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.

11E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.

12Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

13E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;

14Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

15E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),

16E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.

17As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.

18Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?

19E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.

20Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.

21E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.

22Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

Compartilhar no Facebook
.

Reze com todas as mulheres que estão lutando bravamente por seu bem-estar e a dos outros. Rezemos com todas as mulheres que, em suas famílias, dão vida ao seu verdadeiro significado pelo dom de um amor gratuito, pelas atitudes maternas que eles desenvolvem todos os dias. Deixe-nos também orar com os professores, educadores e com todos os que estão empenhados em servir os outros.

Senhor, faça-me um instrumento de Sua Paz Abençoe todas as mulheres que trabalham todos os dias para trazer a paz à sua comunidade, para suas casas e em seus corações. Dê-lhes a força para continuar a mudar as espadas em arados.

Onde há ódio, deixe-me levar o amor.

Rezamos por todas as mulheres que sofrem discriminação de gênero, desigualdade e preconceito. Ajude-nos a ver e enfrentar discriminação contra as mulheres em todas as suas formas. 

Onde há uma ofensa, deixe-me levar o Perdão. Ele conforta todas as mulheres que sofrem a dor de guerra, violência e abuso. Que eles se tornem instrumentos de sua própria reconciliação e pacificação.

Onde há discórdia, deixe-me liderar a União.

Perdoa todas as mulheres e homens que permitiram que as diferenças alimentassem o ódio e a discriminação. Que o exemplo de seu respeito por toda a criação nos ajude a ver que somos todos responsáveis pelo nosso mundo.

Onde há um erro, deixe-me levar a Verdade.

Contém todas as mulheres que lutam na escuridão do abuso, da pobreza e da solidão. Podemos levá-los à luz, reconhecer sua dor e tentar eliminar o ônus da vergonha ou desconforto.

Onde há dúvida, deixe-me levar a Fé.

Rezamos por todas as mulheres que vivem com medo de seus maridos, seu irmão, seu pai ... e as forças que controlam suas vidas. Ajude-os a ser capazes de ser eles próprios graças ao seu eterno amor e fé.

Onde há desespero, deixe-me levar Esperança.

Rezamos por todas as mulheres que vivem em desespero, pobreza, violência, tráfico, escravidão e abuso. Que a luz do seu amor lhe traga esperança.

Onde há tristeza, posso trazer alegria.

Ajude-nos a ver a força e a bondade em cada mulher e cada homem. Transforme nossos corações para que comemorem amor e graça em todas as pessoas. Que possamos ser abençoados com a coragem de Santa Clara de Assis, Santa Maria Eufrasia, Saita Catarina de Sena e outros santos muito importantes em cada país, seguir nosso próprio caminho de amor para você e para nossos irmãos e irmãs ... 


-->